História da Gata Borralheira é o nome do conto infantil que ainda hoje povoa o nosso imaginário, mas Sophia de Mello Breyner Andresen também tem um conto com o mesmo nome, o qual foi lido e trabalhado nas aulas do 8º A e 8º B.
Fizemos uma leitura comparativa e os alunos sintetizaram as diferenças e semelhanças que encontraram. Alguns alunos já nos habituaram a bons trabalhos, mas, surpreendentemente, alegrou-me o texto do Ruben Alves do 8º B, sobretudo pela evolução que este aluno tem revelado. Evoluiu na sua forma de estar em aula e também no seu empenho. Vamos continuar a trabalhar. Vais ver que vale a pena!!!
Diferenças
Ao analisar os dois texto, conclui que na História de Sophia de Mello Breyner e na história infantil as personagens principais são pobres e, em cada uma das histórias ,ambas têm uma oportunidade para ficarem bem na vida.
Na história de Sophia de Mello Breyner, o primeiro baile corre mal e na história infantil tudo corre bem e toda a gente admirou a Gata Borralheira.
Em ambas as histórias, as personagens principais para irem ao baile tiveram a ajuda das suas madrinhas.
No final, Lúcia acaba por morrer e na história infantil, a Gata Borralheira encontra o seu príncipe e viveram felizes para sempre.
Ruben Alves, 8º B