OUVIR FALAR LER ESCREVER Através da visita a este blog, poderá iniciar uma viagem ao universo da escrita e da leitura, onde a aprendizagem da Língua Portuguesa é a palavra dominante. Viaje connosco e sinta o prazer de aprender!!! Sem o trabalho dos alunos, este espaço não seria possível. A todos o meu obrigada!
sexta-feira, 9 de novembro de 2012
quarta-feira, 7 de novembro de 2012
Infância
Não existiu apenas uma momento específico na minha infância, mas sim um conjunto de muitas experiências, umas bem sucedidas, outras nem por isso. Isso sim fez com que a minha personalidade se fosse alterando de ano para ano.
As pessoas que conheci, as variadas situações com que tive de lidar, o afastamento de umas pessoas e as amizades a mostrarem-se mais importantes do que eu esperava, tudo contribuiu visivelmente para o meu crescimento e para a formação da minha personalidade, contribuindo também para alterar a minha maneira de ver e lidar com os problemas que me rodeiam, tandto pessoais como na escola, com os amigos, a família e todos os outros.
Foram muitas as aventuras que me fizeram crescer e tornar-me quem eu sou hoje, não agradando a todos, obviamente, mas com muitas experiências e atitudes de que me posso orgulhar.
G S, 9º B
quinta-feira, 18 de outubro de 2012
Autobiografia
Dia 24 de Abril de 2000, o dia em que nasci. O primeiro dia da minha existência. Foi no HGO, aproximadamente às onze e meia da manhã. Lá estava eu. Tão pequena que o meu pai dizia que as minhas costas cabiam todas na mão dele. O meu futuro ainda era um mistério...
Vivi até aos dois anos na CP, num acolhedor apartamento, com os meus pais. Depois, mudei de casa e passei a viver na casa em que ainda vivo, a casa em que cresci e passei parte da minha infância.
Tinha quatro anos e nasceu o meu maninho. Fiquei tão feliz! Esse, provavelmente, foi um dos acontecimentos que me marcou.Por acaso não tenho muitos aconteciemntos que me tenham marcado. Há coisas que vão e vêm, mas não deixam marca.
A minha primeira escola foi o colégio BJ. Não tenho muitas recordações de lá, se calhar por ser muito pequena e não gostar de lá estar.
Até aos sete, oito anos frequentei ballet e antes disso hip hop. Neste momento aprendo viola, pratico taekwondo e andebol.
Frequentei também o JIPF, e a EBQI e estou na escola EB.... Gosto das últimas duas. Em PF tive as minhas primeiras amigas.
Sou feliz. Fui feliz e espero continuar a sr. Mas, à semelhança do primeiro dia da minha vida, o meu futuro ainda é um mistério...
BC 7º F
sexta-feira, 12 de outubro de 2012
O computador domina-te?
O uso inútil do computador leva -nos a perder tempo e prejudica a saúde. Por isso:
* Planeia as atividades no computador e o tempo que lhes vais dedicar. Se é uma pesquisa, limta-te a esse trabalho; se é um jogo, impõe um tempo limite;
* Organiza um horário diversificado onde incluas o descanso, o estudo, as refeições e o lazer. Inclui o uso da Internet e dos jogos neste horário, mas não permitas que ocupe o tempo de outras atividades;
* Quando sentires a vista ou o cérebro cansados de estar ao computador, não os forces. Estão a avisar-te que é tempo para parar.
terça-feira, 9 de outubro de 2012
O meu primeiro dia de aulas
8.30 h da manhã. Manhã solarenga de um fim de Verão. Acordei a esta hora, mesmo entrando na escola às 10h. Porquê? A ânsia do início das aulas sempre me fez acordar cedo. Tentei voltar a adormecer, mas...sem sucesso. Não tive outro remédio senão levantar-me e despachar-me.
9.50h da manhã. Hora de ir para a escola. É agora. O primeiro dia de aulas com a minha nova turma. Como irã correr? Será que, ao entrar na sala, vou tropeçar em mim mesma e cair mesmo em frente a toda a gente? Hum...tenho de deixar de pensar nestas coisas. É certo e sabido que sou desastrada, mas não posso pensar nisso.
12.30. Acabaram as aulas da manhã. Não correram nada mal! Até correram muito bem! Agora vou almoçar, que só tenho 45 minutos.
16.45. Este foi o último tempo do dia. Cheguei a casa. Um dia já está e correu muito bem. Assim que entrei na escola de manhã, mil ideias me passaram pela cabeça sobre o que poderia acontecer neste dia. Ideias engraçadas, mas inacreditáveis ao mesmo tempo. Ideias desde tropeçar e cair até um dinossauro atacar a escola. Nenhuma se realizou. O dia correu bem.
B C 7º F
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
Não custa ser bem educado
Há quem pense que ser bem educado é ter uma boa formação ou tirar um curso. Ser-se bem educado envolve princípios de vida e atitudes corretas e não tem a ver com conhecimentos.
A boa educação reflete-se na forma como reagimos perante os outros e perante determinadas circunstancia; revela-se nas palavras e na forma como respondemos ao que nos perguntam ou pedem; manifesta-se na prontidão com que fazemos algo que nos compete fazer.
Ser bem educado é uma questão de respeito por nós e pelos outros, revelando o valor que atribuímos às pessoas com quem nos relacionamos. Assim, devemos:
. Ser atenciosos e agradáveis perante um pedido ou pergunta que nos sejam feitos;
. Moderar a linguagem, não usando palavras ofensivas, e palavrões;
Procura levar os teus amigos a mudarem a sua forma de se expressarem. Não abdiques daquilo que é correto só para lhes agradar. Lembra-te que o mais importante na tua vida é o teu carácter, e são as tuas escolhas que o definem.
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
A herança romana
Os Romanos construíram um dos mais importantes impérios da história. A partir de Roma, conquistaram o Centro e o Sul da Europa, assim como territórios na Ásia e no Norte de África. Dada a extensão, criaram uma estrutura sólida que mantinha a paz e a união, assente no poder supremo do imperador. Assim se foram expandindo e conquistaram a Hispânia, correspondente à Península Ibérica.
Em Portugal são vários os vestígios romanos. Ainda hoje podemos apreciar a sua grandeza nos muitos monumentos que chegaram até nós.
A sua prolongada presença no nosso território levou os seus habitantes a adotarem muitos dos seus usos e costumes.
Dos Romanos herdámos a língua. Após a conquista da Península, introduziram o Latim para facilitar a comunicação e a união de todos os territórios. Os velhos falares desapareceram e, mesmo depois da queda do império, o Latim manteve-se como língua oficial, dando origem, posteriormente, ao galaico-português, falado no Norte da Península e este, por sua vez, ao Português.
Tamém as leis atuais são herdeiras das leis romanas. A nossa saúde e a alimentação também são influenciadas por cuidados herdados dos Romanos.
Foi ainda no período romano que chegou à Península o Cristianismo, religião monoteísta, baseada no magnífico exemplo de Jesus Cristo.
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
Dia Nacional da Água
A água é dos bens mais preciosos da nossa Terra. Temos de a preservar. Todos preciamos de água. Todos somos responsáveis. Passemos à acção.
quarta-feira, 19 de setembro de 2012
Ponto de partida
Agora que um novo ano letivo começou, proponho-te que sigas algumas sugestões para que obtenhas um bom resultado na disciplina de Português. Não te esqueças que a Língua Portuguesa é a base da comunicação para nós falantes de Português.
Na sala de aula
Está atento
Sê participativo
Copia todos os apontamentos do quadro
Tira apontamentos das explicações do professor
Regista o trabalho de casa
Esclarece todas as tuas dúvidas
Em casa
Estuda regularmente
Faz pequenas pausas na tua sessão de estudo
Elabora pequenos resumos
Faz todos os trabalhos de casa
Consulta um dicionário e uma gramática de Português.
domingo, 10 de junho de 2012
quarta-feira, 2 de maio de 2012
É HORA DO CONTO
Durante toda a semana, os alunos de 9º Ano irão surpreender os mais novos com uma história bem curiosa. "Ouvidores" e "Contadores" deixam-se encantar pela magia de António Torrado.
domingo, 29 de abril de 2012
O mar...
O mar... o que é para nós o mar e para que precisamos dele? o que aconteceria se o mar desaparecesse? Far-nos-á falta? Ser-nos-á vital? Para responder a tudo isso precisamos de esclarecer uma coisa...
O que é o mar? Pois bem, há quem pense que o mar é apenas... o mar! Água salgada onde no Verão vamos mergulhar. Mas será que é isso que todos pensamos do mar? Pois, muitos certamente não. O que pensa uma crinça? Pensa com certeza que o mar, apesar de divertido é demasiado monstruoso para ela o enfrentar sozinha; Para um perscador? o mar é a sua fonte de alimentação e sobrevivência, pode tornar-se o seu melhor ou pior inimigo; Para um marinheiro? Para um marinheiro, o mar é um desafio, um obstáculo que ao ser ultrapassado torna-se um amigo. Para um marinheiro, o mar é uma segunda casa, um leão que depois de domado passa a ser um gato até se tornar novamente num leão; Para um poeta? Para um poeta é uma fonte de inspiração, algo mágico, de onde vêm os pensamentos mais verdadeiros e profundos; Para um cientista? É água salgada com determinadas composições, inexplorado nas zonas mais profundas. E para um peixe? Para um peixe, o mar é o seu lar, o lar que ele não quer ver destrúido. Para o Homem? Infelizmente para muitos é um caixote de lixo gigante! E para mim? Para mim que não sou peixe, cientista, poeta...para mim o mar é um porto de abrigo. Merece ser respeitado...E tu? O que achas do mar?
C A 9º C
O mar é a nossa existência, quer dizer...se não fosse o mar nenhum de nós estaria vivo!Não existiriam animais, plantas, nenhum tipo de seres vivos!
Tudo começou na água, desde o primeiro microscópico ser vivo até à raça humana, mas apesar de saber isso, o Homem continua a destruir e a poluir os nossos preciosos oceanos, seja por ganância, ignorância ou porque " despejar lixo e poluir o mar é simples e fácil". Temos que pensar a longo prazo nas consequências e no nosso futuro. Todas as nossas ações têm consequências positivas ou negativas e posso garantir que poluir os oceanos não tem consequências positivas.
Então, o que devemos fazer? Agir já! Novas leis para a preservação dos oceanos, campanhas e eventos de comunidades para a limpeza dos mesmos, arranjar alternativas para a pesca em quantidades extremas, etc.
O ser humano não dá valor ao Planeta Terra ( pelo menos a maioria) e, eventualmentem, acabará por destrui-lo. As escolhas que tomámos nas últimas décadas levar-nos-ão ao caminho da destruição, mas não é tarde para mudar!
A A 9º C
O mar é a nossa existência, quer dizer...se não fosse o mar nenhum de nós estaria vivo!Não existiriam animais, plantas, nenhum tipo de seres vivos!
Tudo começou na água, desde o primeiro microscópico ser vivo até à raça humana, mas apesar de saber isso, o Homem continua a destruir e a poluir os nossos preciosos oceanos, seja por ganância, ignorância ou porque " despejar lixo e poluir o mar é simples e fácil". Temos que pensar a longo prazo nas consequências e no nosso futuro. Todas as nossas ações têm consequências positivas ou negativas e posso garantir que poluir os oceanos não tem consequências positivas.
Então, o que devemos fazer? Agir já! Novas leis para a preservação dos oceanos, campanhas e eventos de comunidades para a limpeza dos mesmos, arranjar alternativas para a pesca em quantidades extremas, etc.
O ser humano não dá valor ao Planeta Terra ( pelo menos a maioria) e, eventualmentem, acabará por destrui-lo. As escolhas que tomámos nas últimas décadas levar-nos-ão ao caminho da destruição, mas não é tarde para mudar!
A A 9º C
domingo, 1 de abril de 2012
quarta-feira, 28 de março de 2012
Palavras sábias...
Candeia que vai à frente alumia duas vezes
Em tempo de cuco, pela manhã molhado e à noite enxuto
Depois da batalha aparecem os valentes
A palavra é prata, o silêncio é ouro
Fazer ouvidos de Mercador
Os mercadores vendiam os seus produtos ao preço estabelecido, mas havia sempre clientes que procuravam regatear o valor a pagar, de forma adquirir o produto por um preço mais batado. Assim, o mercador fazia de conta que não ouvia o que o cliente lhe pedia. Daí a expressão que significa que não ouvimos o que não nos interessa.
Boas contas, Bom crédito
Este provérbio parece estar muito afastado dos dias difíceis que estamos a viver. O seu significado tinha lógica no passado, quandoera mais fácil obter um empréstimo. Todos os que fizessem uma boa gestão do seu dinheiro e fossem bons pagadores, tinham muito mais facilidade em conseguir quem lhe emprestasse dinheiro.
Quem quer rosa, aguenta espinho
Vê quem pisas na subida, porque vais encontrá-lo na descida
A Alegria de Viver
Dançar...dar voltas e voltas...
Rodopiar sem parar
No café, no cinema ou na rua
o que importa se começarem a olhar?
Cantar...com os pulmões bem abertos
cantar mal e continuar
Pois quem canta não se importa
se os outros estão ou não a gostar...
Rir...até a barriga começar a doer
Rir...de alegria, tristeza ou emoção...
Rir...até lágrimas pela cara nos escorrer
Rir até nos doer o coração...
O pôr-do Sol contemplar
Fechar os olhos e ouvir
O mar a murmurar
o que está realmente a sentir...
Estar deitado e quentinho
Na cama pela manhã
E ouvir quele ruído reconfortante
que é a chuva sussurrante...
Amar queles que nos amam
Amar aqueles que nos odeiam
Amar todos, todos mesmo
Até aqueles que mais nos chateiam...
Saber que tudo tem solução
Saber perdoar e esquecer
Pois até a melhor das almas
Erros pode cometer.
Errar uma e outra vez
errar tanto que até dói
Pois são os erros que nos ensinam
Que nem tudo se destrói.
O coração está lá sempre
Os erros tornam-no mais forte
Para enfrentar o futuro
e nos guiar sempre para norte.
ficar com o coração destroçado
Porque o amor é mesmo assim
e o mais belo disto tudo
é perceber que a dor tem fim...
Chorar dias e dias
E no fim entender
que tudo o que passámos
Nos vais fortalecer.
A alegria de viver...
Não são só os bons momentos
os maus, os horríveis e cruéis
Embora nos façam sofrer
No final, sem eles...
o que nos ensinaria a viver?
Aos meus olhos
A alegria de viver
É ser feliz e pouco ter
É com os erros aprender
É rir até nos doer
É sofrer e sobreviver...
São as mais pequenas e insignificantes coisas
Aquelas que passam des percebidas
Que parecem não ser importantes
Mas que são muito apetecidas.
Estas pequenas coisas ( gestos ou palavras)
Que embora pareçam pouco...
Aquecem-nos o coração...
E fazem com que viver
Seja uma grande emoção.
Rita Diós ( 9º A), vencedora do 3º ciclo.
Rodopiar sem parar
No café, no cinema ou na rua
o que importa se começarem a olhar?
Cantar...com os pulmões bem abertos
cantar mal e continuar
Pois quem canta não se importa
se os outros estão ou não a gostar...
Rir...até a barriga começar a doer
Rir...de alegria, tristeza ou emoção...
Rir...até lágrimas pela cara nos escorrer
Rir até nos doer o coração...
O pôr-do Sol contemplar
Fechar os olhos e ouvir
O mar a murmurar
o que está realmente a sentir...
Estar deitado e quentinho
Na cama pela manhã
E ouvir quele ruído reconfortante
que é a chuva sussurrante...
Amar queles que nos amam
Amar aqueles que nos odeiam
Amar todos, todos mesmo
Até aqueles que mais nos chateiam...
Saber que tudo tem solução
Saber perdoar e esquecer
Pois até a melhor das almas
Erros pode cometer.
Errar uma e outra vez
errar tanto que até dói
Pois são os erros que nos ensinam
Que nem tudo se destrói.
O coração está lá sempre
Os erros tornam-no mais forte
Para enfrentar o futuro
e nos guiar sempre para norte.
ficar com o coração destroçado
Porque o amor é mesmo assim
e o mais belo disto tudo
é perceber que a dor tem fim...
Chorar dias e dias
E no fim entender
que tudo o que passámos
Nos vais fortalecer.
A alegria de viver...
Não são só os bons momentos
os maus, os horríveis e cruéis
Embora nos façam sofrer
No final, sem eles...
o que nos ensinaria a viver?
Aos meus olhos
A alegria de viver
É ser feliz e pouco ter
É com os erros aprender
É rir até nos doer
É sofrer e sobreviver...
São as mais pequenas e insignificantes coisas
Aquelas que passam des percebidas
Que parecem não ser importantes
Mas que são muito apetecidas.
Estas pequenas coisas ( gestos ou palavras)
Que embora pareçam pouco...
Aquecem-nos o coração...
E fazem com que viver
Seja uma grande emoção.
Rita Diós ( 9º A), vencedora do 3º ciclo.
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
Jardim magnífico
Era um local magnífico, entre a noite e o dia. Era tudo tão belo que nem se comparava ao brilho das estrelas que brilhavam no céu. Tinha flores de diferentes tamanhos e cores, mas que deixava um rasto de vermelho e branco.
Olhando para ele sentia-me tranquila e iluminada por esse belo jardim. O vento soprava, as rosas cantavam e a beleza não acabava.
As árvores exibiam os seus frutos. No centro da mesa estavam amostras dessas pequenas e doces belezas naturais que tranbordavam prazer. Em baixo, observava-se a relva que balançava ao sabor do vento deixando ficar a esperança de que aquele jardim não terá fim, bem como o seu encanto...
Aquele lugar mantia acesa a paixão, a amizade, o amor de todos aqueles que por ali passavam.
Anizabela, 8º B
sábado, 18 de fevereiro de 2012
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
Semana da Leitura- Preparados?
terça-feira, 14 de fevereiro de 2012
O que é a língua materna?
A língua materna é a primeira língua que aprendemos, é com ela que pronunciamos as primeiras palavras e é graças a ela que alargamos o contacto com outras pessoas. Ela está conosco desde que nascemos, cresce connosco e acompanha-nos ao longo da vida!
Cada vez mais se dá valor à lingua para que possamos obter bons resulatados na nossa aprendizagem.
Muitas têm sido as alterações que se têm vindo a verificar na nossa língua. A Língua Portuguesa é complexa e, por vezes, não muito fácil de compreender . A língua é também uma fonte de expressão cultural para além de uma forma de comunicação.
sábado, 11 de fevereiro de 2012
Dia Internacional da Língua Materna
Subscrever:
Mensagens (Atom)