Os Romanos construíram um dos mais importantes impérios da história. A partir de Roma, conquistaram o Centro e o Sul da Europa, assim como territórios na Ásia e no Norte de África. Dada a extensão, criaram uma estrutura sólida que mantinha a paz e a união, assente no poder supremo do imperador. Assim se foram expandindo e conquistaram a Hispânia, correspondente à Península Ibérica.
Em Portugal são vários os vestígios romanos. Ainda hoje podemos apreciar a sua grandeza nos muitos monumentos que chegaram até nós.
A sua prolongada presença no nosso território levou os seus habitantes a adotarem muitos dos seus usos e costumes.
Dos Romanos herdámos a língua. Após a conquista da Península, introduziram o Latim para facilitar a comunicação e a união de todos os territórios. Os velhos falares desapareceram e, mesmo depois da queda do império, o Latim manteve-se como língua oficial, dando origem, posteriormente, ao galaico-português, falado no Norte da Península e este, por sua vez, ao Português.
Tamém as leis atuais são herdeiras das leis romanas. A nossa saúde e a alimentação também são influenciadas por cuidados herdados dos Romanos.
Foi ainda no período romano que chegou à Península o Cristianismo, religião monoteísta, baseada no magnífico exemplo de Jesus Cristo.