OUVIR FALAR LER ESCREVER

Myspace Falling Objects @ JellyMuffin.com Myspace Layouts

domingo, 1 de novembro de 2015

" A Aia", de Eça de Queirós- página de um diário...

                  Segunda -feira, 30 de outubro de 1348




   Querido diário,




   Hoje foi um dia de muito trabalho, preparámos o funeral do nosso querido  rei. está tudo como ele desejava: tulipas lindíssimas a enfeitar o caixão, convidados de todos os lados e um banquete cozinhado pela melhor cozinheira das redondezas.
   A rainha está desolada, não come desde que recebemos a notícia. Preocupo-me com ela. O reino precisa de governo, agora que o rei morreu.
  Todo o povo chora a morte do seu rei, que era duro, mas justo e sabia ser benevolente quando precisava. Se não fosse a sua maldita ambição, ainda viveria muitos anos, governando os seus súbditos e educando o seu filho.
    E o seu filho? Pobre rapaz!  O que há de ser dele que nunca conhecerá o seu pai? Não vai ter a educação e sabedoria que o seu progenitor certamente lhe transmitiria...
    Reinar é um grande fardo, um fardo que pouca gente compreende e alguns até o desejam.
   Ainda bem que o meu amado filho nunca conhecerá esse fardo. Poderá ter uma vida difícil, até injusta, mas nunca terá a posição cobiçada por homens como o bastardo, irmão do rei. Maldito bastardo! ainda nem o seu irmão estava enterrado e já ele começara a sua campanha para conquistar o reino. O que será de nós, agora que, quem nos defendia, já não está cá?
   Vou cuidar da rainha. Espero escrever em breve. amanhã será um grande dia!

                                                                                                                  A tua fiel Aia.