Penso que ambas as aventuras foram igualmente ousadas, pois ambos os aventureiros partiram à descoberta de algo novo e desconhecido.
Na viagem de Vasco da Gama à Índia, contada na obra OS LUSÍADAS, os navegadores partiram à procura de aventura, à procura do desconhecido, como que " deram um tiro no escuro", não sabendo o que iam encontrar, os perigos a enfrentar, os " monstros" a combater. Estes homens eram muito corajosos, pois através das suas forças sobrenaturais conseguiram vencer imenos obstáculos como a fome, as tempestades e outras tormentas.
Durante toda a viagem, existiram muitas mortes, perdas, sacrifícios, mas no final, quando chegaram ao seu adorado destino e contemplaram a importância do seu feito, todo o esforço foi contemplado com alegria e vitória.
Cinco séculos depois deste enorme feito, temos a chegada do Homem à Lua! Um acto também de extrema bravura e perícia. Estes homes tiveram o empenho, a coragem e forças quase sobrenaturais. Também durante toda a viagem houve dúvidas, medos e desespero, mas no final tudo foi alcançado com alegria, festa e um grande orgulho. Penso que tanto a chegada à Lua, como a chegada à Índia foram " Um pequeno passo para o Homem, mas um grande passo para a Humanidade.
Ana Rita Gaspar , 9º A