Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades
Com os avanços tecnológicos e a mundialização, cada vez mais o Homem tem a necessidade de expandir o seu conhecimento e de pôr à prova as suas capacidades.
No século XVI, Luís Vaz de Camões escreveu OS LUSÍADAS, onde retrata a expansão marítima, que para a altura foi um grande feito. Mas, com o passar dos séculos, o Homem não se contentou apenas em explorar o seu mundo, tinha vontade de conhecer o Universo.
No século XIV, o Homem começou a perguntar a si próprio como seria o resto do mundo e que terras havia por descobrir. Foi com essa questão que se deu início à expansão marítima, da qual os portugueses são pioneiros. Esta época é relembrada pelo seu auge, graças às riquezas que os navegadores traziam do " desconhecido". Foi uma grande vitória , ningém se tinha atrevido a enfrentar tais perigos.
Mas, o Homem acaba por descobrir novas terras e formas mais simples e rápidas de lá chegar. No Século XXI, surgiram outras questões: como seria o Universo, o que existiria para além do céu? E o Homem conseguiu viajar até à Lua e a Marte.
Ambas as explorações foram vitoriosas para o mundo, pois mostraram que por mais barreiras que existam, conseguimos alcançar os nossos objectivos.
Rita Rego, 9º A