OUVIR FALAR LER ESCREVER

Myspace Falling Objects @ JellyMuffin.com Myspace Layouts

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

terça-feira, 28 de outubro de 2014

No meu entender...


   Castle é uma série televisiva conhecida, que tem como protagonistas Richard Castle e Kate Beckett. 
   No meu entender, a série está bem produzida e repleta de bons atores, sendo preenchida com episódios de bom humor. O único inconveniente desta série é que tem algumas cenas violentas, as quais podem ferir a susceptibilidade dos espectadores mais sensíveis. Parece-me que é uma série com um enredo bem elaborado e algum suspense. Na minha opinião esta série é 4 estrelas.




  CM, 8º B

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

A sociedade atual e o incumprimento de normas


     


 Hoje em dia as pessoas têm atitudes incorretas para com os outros. Estão constantemente a desrespeitar as normas da sociedade. Acho que isso devia acabar.
Muita gente não quer saber destas regras e tem certas atitudes deploráveis, como passar sinais vermelhos, não parar nas passadeiras ou falar ao telemóvel. Estas regras que citei são muito importantes, pois sem elas existiriam constantemente acidentes rodoviários.
      A nível desportivo, também há este tipo de práticas, por exemplo, tomar substâncias ilícitas. Isto não deve acontecer, pois faz mal à saúde dos atletas e é estar a fazer batota. Se ganharmos, tem de ser por mérito próprio e não à custa dessas substâncias.
        Na rua também há atitudes incorretas, como sujar o chão, não apanhar os dejetos dos cães, fumar perto dos outros e poluir os lagos. Tudo isto é incorreto, porque se todos o fizessemos andaríamos rodeados de lixo.
       A nível escolar, infelizmente, também há incumprimento de normas, como:  fazer silêncio nas aulas, respeitar os professores e funcionários e preservar o material da escola.
       Por tudo acima referido, acho que é inqualificável desrespeitar todas estas normas, pois sem elas viveríamos num mundo de crime e de medo.


D. T.   8ºB  

sábado, 18 de outubro de 2014

sábado, 11 de outubro de 2014

Esta Língua Portuguesa...

A língua que falas e escreves
é uma árvore de sons
que tem nos ramos as letras,
nas folhas os acentos
e nos frutos o sentido
de cada coisa que dizes.

(...)

A árvore desta língua
tem uma copa sonora
onde floresce a fantasia,
e talvez seja por isso
que, em cadência de rima,
 se transforma em poesia.

A árvore desta língua
ama o jogo, o trocadilho,
o enfeite, o ornamento
e vem daí o seu estilo
refinado com o tempo,
nas andanças do mundo,
entre a gíria e o murmúrio.


A árvore desta língua
tem pássaros pousados
nos ramos mais altos da fala.
São pardais e andorinhas,
melros, gaivotas e pombas,
com asas largas  de vento
para poderem levar consigo
a beleza desta língua
até ao fim do mundo,
pois mesmo nesse lugar
há de haver quem a fale.


É uma língua de terra e de mar
verde, azul e luminosa
que, mesmo não usando a rima,
faz poesia em prosa
 e se debruça sobre o rio,
seja  Tejo ou Guadiana,
para deixar ir com as águas
tudo o que tem para contar,
porque a memória das lendas
nunca se há de apagar.

      José Jorge Letria

sábado, 4 de outubro de 2014

Variedades da Língua Portuguesa





     A Língua Portuguesa não é apenas falada em Portugal. Há mais de 250 milhões de falantes de português no mundo. É a terceira língua mais falada em África e na Europa. Além da população dos oito países com este idioma oficial (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste), mais de 5 milhões de pessoas constituem as comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo. O português surge entre o quinto e o sétimo lugar das línguas com maior número de falantes. São três as variedades do português: variedade europeia, variedade brasileira e variedades africanas.

Língua nacional é diferente de língua oficial

Língua nacional é aquela que  é falada pelos habitantes de um país. Por exemplo, em Portugal, a língua nacional é o português, em França é o francês e no Reino Unido é o inglês.

Língua oficial é aquela que é utilizada num país em situações oficiais (legislativas, executivas, judiciais). Em Portugal e no Brasil, o português é a língua nacional e oficial, enquanto em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste é apenas língua oficial.

Português, uma língua colorida...

    Do século XVI em diante, muitos portugueses chegaram a África, à América e à Ásia - marinheiros, comerciantes, religiosos, etc. Muitos destes homens fixaram-se nestas novas terras e foram transmitindo e ensinando a língua portuguesa às populações nativas. Assim, o português tornou-se, a pouco e pouco, a língua de muitos destes povos.