OUVIR FALAR LER ESCREVER

Myspace Falling Objects @ JellyMuffin.com Myspace Layouts

sábado, 20 de dezembro de 2014

Eu te desejo...

FELIZ NATAL



Sabias que....

 
    Em Jerusalém  comemoram-se três vésperas de Natal. Todas têm lugar a  24 de dezembro, mas vivem-se de forma distinta. Uma delas é celebrada pelos Católicos e  Protestante, outra pelos Gregos Ortodoxos, Coptas e Sírios e, finalmente, a terceira é celebrada pelos Arménios. O curioso é que, na igreja, os grupos dividem-se de acordo com as suas crenças e os serviços são feitos em três Línguas diferentes!

sábado, 22 de novembro de 2014

A tecnologia na nossa sociedade

    

    Atualmente, as novas tecnologias são muito úteis para a sociedade, pois permitem-nos fazer inúmeras coisas no nosso dia a dia.
     O aparelho tecnológico mais utilizado pelos cidadãos é o telemóvel, porque nos permite ouvir música, fazer cálculos e falar com pessoas em qualquer parte do mundo. No entanto, há mais aparelhos que são muito utilizados, tais como o computador, o tablet, o  ipod e muitos outros. Todos estes aparelhos  são usados para entretenimento, mas também  para nos informarmos acerca  do que nos rodeia e para solucionar problemas da vida quotidiana. Estas tecnologias são mais utilizadas pelos jovens, pois desde muito cedo que sabem trabalhar com estes aparelhos, enquanto que os mais velhos viveram  muitos  anos sem eles e, por isso, não lhes dão tanta importância. .No meu ponto de vista, todos deviam aprender a usar estes aparelhos, porque nos facilitam, e de que maneira, a vida. 
     Por tudo acima referido, acho que as novas tecnologias são muito importantes e eu, por exemplo, não me consigo imaginar sem elas
     
D T, 8º B



      As novas tecnologias assumiram, na nossa sociedade atual, uma grande importância, sendo hoje, para algumas pessoas, indispensáveis, tanto a nível pessoal como profissional.
       Com as novas tecnologias , nomeadamente a internet, é possível falarmos  e vermos pessoas em qualquer parte do mundo, o que, no meu entende, é excelente. Na minha opinião, os meios de comunicação sociais são importantíssimos, pois dão-nos informações, não só a nível nacional, como a nível mundial.
      É claro que as novas tecnologias também têm  aspetos negativos e um desses exemplos é conter informações que não devem ser de acesso a todos, podendo, por vezes, criar conflitos entre os jovens. Outro exemplo é  o facto de algumas máquinas substituírem o  Homem no seu local de trabalho, aumentando a taxa de desemprego, o que é de lastimar.
     Estou em crer que as tecnologias evoluirão ainda mais, dando cada vez mais informações ao ser humano. No entanto, cabe a nós, cidadãos, usarmos os seus benefícios em prol de todos nós.


C C, 8º B

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

terça-feira, 28 de outubro de 2014

No meu entender...


   Castle é uma série televisiva conhecida, que tem como protagonistas Richard Castle e Kate Beckett. 
   No meu entender, a série está bem produzida e repleta de bons atores, sendo preenchida com episódios de bom humor. O único inconveniente desta série é que tem algumas cenas violentas, as quais podem ferir a susceptibilidade dos espectadores mais sensíveis. Parece-me que é uma série com um enredo bem elaborado e algum suspense. Na minha opinião esta série é 4 estrelas.




  CM, 8º B

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

A sociedade atual e o incumprimento de normas


     


 Hoje em dia as pessoas têm atitudes incorretas para com os outros. Estão constantemente a desrespeitar as normas da sociedade. Acho que isso devia acabar.
Muita gente não quer saber destas regras e tem certas atitudes deploráveis, como passar sinais vermelhos, não parar nas passadeiras ou falar ao telemóvel. Estas regras que citei são muito importantes, pois sem elas existiriam constantemente acidentes rodoviários.
      A nível desportivo, também há este tipo de práticas, por exemplo, tomar substâncias ilícitas. Isto não deve acontecer, pois faz mal à saúde dos atletas e é estar a fazer batota. Se ganharmos, tem de ser por mérito próprio e não à custa dessas substâncias.
        Na rua também há atitudes incorretas, como sujar o chão, não apanhar os dejetos dos cães, fumar perto dos outros e poluir os lagos. Tudo isto é incorreto, porque se todos o fizessemos andaríamos rodeados de lixo.
       A nível escolar, infelizmente, também há incumprimento de normas, como:  fazer silêncio nas aulas, respeitar os professores e funcionários e preservar o material da escola.
       Por tudo acima referido, acho que é inqualificável desrespeitar todas estas normas, pois sem elas viveríamos num mundo de crime e de medo.


D. T.   8ºB  

sábado, 18 de outubro de 2014

sábado, 11 de outubro de 2014

Esta Língua Portuguesa...

A língua que falas e escreves
é uma árvore de sons
que tem nos ramos as letras,
nas folhas os acentos
e nos frutos o sentido
de cada coisa que dizes.

(...)

A árvore desta língua
tem uma copa sonora
onde floresce a fantasia,
e talvez seja por isso
que, em cadência de rima,
 se transforma em poesia.

A árvore desta língua
ama o jogo, o trocadilho,
o enfeite, o ornamento
e vem daí o seu estilo
refinado com o tempo,
nas andanças do mundo,
entre a gíria e o murmúrio.


A árvore desta língua
tem pássaros pousados
nos ramos mais altos da fala.
São pardais e andorinhas,
melros, gaivotas e pombas,
com asas largas  de vento
para poderem levar consigo
a beleza desta língua
até ao fim do mundo,
pois mesmo nesse lugar
há de haver quem a fale.


É uma língua de terra e de mar
verde, azul e luminosa
que, mesmo não usando a rima,
faz poesia em prosa
 e se debruça sobre o rio,
seja  Tejo ou Guadiana,
para deixar ir com as águas
tudo o que tem para contar,
porque a memória das lendas
nunca se há de apagar.

      José Jorge Letria

sábado, 4 de outubro de 2014

Variedades da Língua Portuguesa





     A Língua Portuguesa não é apenas falada em Portugal. Há mais de 250 milhões de falantes de português no mundo. É a terceira língua mais falada em África e na Europa. Além da população dos oito países com este idioma oficial (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste), mais de 5 milhões de pessoas constituem as comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo. O português surge entre o quinto e o sétimo lugar das línguas com maior número de falantes. São três as variedades do português: variedade europeia, variedade brasileira e variedades africanas.

Língua nacional é diferente de língua oficial

Língua nacional é aquela que  é falada pelos habitantes de um país. Por exemplo, em Portugal, a língua nacional é o português, em França é o francês e no Reino Unido é o inglês.

Língua oficial é aquela que é utilizada num país em situações oficiais (legislativas, executivas, judiciais). Em Portugal e no Brasil, o português é a língua nacional e oficial, enquanto em Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste é apenas língua oficial.

Português, uma língua colorida...

    Do século XVI em diante, muitos portugueses chegaram a África, à América e à Ásia - marinheiros, comerciantes, religiosos, etc. Muitos destes homens fixaram-se nestas novas terras e foram transmitindo e ensinando a língua portuguesa às populações nativas. Assim, o português tornou-se, a pouco e pouco, a língua de muitos destes povos.
 

 

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Viver em comunidade



 Nem sempre é fácil viver em comunidade. Por isso é necessário:
  • Cumprimentar com cortesia;
  • Aceitar as diferenças;
  • Integrar os colegas novos/ estrangeiros;
  • Ser solidário;
  • Dizer " Não!" à violência;
  • Ser pontual;
  • Partilhar saberes;
  •  Intervir corretamente;
  • Ser responsável;
  • Respeitar os outros.



Um dia de chuva é tão belo como um dia de sol. Ambos existem; cada um como é.

                                                               Alberto Caeiro

domingo, 1 de junho de 2014

Não seriam cartas de amor...





   Amor,


   Até há pouco tempo, eu não sabia o que era o Amor. Não tinha a certeza do que era o Amor. Não sabia se o Amor seria ela ou ela ou ela. O meu coração não sabia responder. Mas, tal como o meu coração, aprendi. Aprendi o que tu me ensinaste, que o Amor é o que sentimos quando amamos alguém e que esse alguém nos ama de igual forma.
   Aprendi que o Amor és tu.
   Aprendi que o cabelo esvoaçante, os olhos apaixonados, a postura de nobreza, o sorriso...o sorriso mágico que muda a forma como olhamos o mundo em nosso redor...aprendi que tudo isso é Amor.
   Aprendi que o amor és tu!
    E aprendi que o que milhares de poetas diziam, que o Amor é como uma flecha, um feitiço...uma chama que arde sem se ver...sim, isso é o que eu sinto por ti.
   Isso é o que eu sinto por ti.
   E serás sempre isso para mim, serás sempre o meu amor. Sempre, sempre, sempre, sempre.



                                                                                           sempre teu,


                                                                                              F.

JF, 8º D





     Querida mãe,


     Realmente não sei o que faria sem ti, visto que és tu que me ajudas e que estás sempre presente nos melhores e piores momentos da minha vida: desde quando estou doente, a quando faço anos.
    Nós somos inseparáveis, como unha e carne, e como tivemos uma grande discussão há pouco tempo, só quero que nunca te esqueças o quanto eu gosto de tu e eu bem sei que também gostas de mim. Sem ser eu, quem te levaria o pequeno- almoço à cama, não é? Seja como for, só quero pedir-te desculpas por alguma coisa que tenha feito  no passado e que te tivesse magoado. Afinal de contas, és a minha " princesinha" e eu  nunca te deixarei de amar. Mesmo quando morreres, a tua alma permanecerá sempre  no meu coração.
    Obrigado por tudo o que fizeste, fazes e eu sei que vais continuar a fazer por mim. Adoro-te, mãe. O nosso amor nunca irá acabar.

PS: Agora vê se escondes esta carta e não a mostres a ninguém. Tenho de manter o meu perfil.


            D C, 8º D
    

quinta-feira, 3 de abril de 2014

1755: página de um diário




Lisboa,7 de Novembro de 1755
Querido diário,
Passaram-se alguns dias, depois do grande terramoto e tsunami, que aconteceram aqui mesmo em Lisboa.
Eu fui uns dos poucos sobreviventes, pois na altura estava na Serra de Sintra, lugar onde foi menos afetado.
Ouvi dizer que, depois dos incidentes, muitos bandidos, saquearam casa, lojas e até mesmo as roupas das pessoas.
Eu, por enquanto, permaneço alojado numa pequena pensão em Sintra, rezando que nada tenha acontecido à minha família.
O Rei, que na altura estava fora e está alojado no Castelo de São Jorge, faz contas aos estragos, pois o seu palácio junto ao rio ficou completamente destruído, tal como   o resto da cidade.
Ouviu-se dizer que anda aqui em Lisboa um Marquês a tentar reorganizar a cidade, o Marquês de Pombal. Para mim,  é quase impossível. Pelo que ouvi dizer, só resta ruínas e mais nada, ou só resta o Aqueduto das Águas Livres, também fiquei surpreendido com essa notícia.
Contaram-me que Lisboa irá ficar "fechada", bem não é mesmo "fechada", mas é que o Marquês de Pombal, para impedir que bandidos entrem na cidade para roubar, disse que ninguém entraria em Lisboa até ordem contrária.
Já estou cansado e vou ver se consigo dormir.

BM  8º D

sábado, 1 de fevereiro de 2014