OUVIR FALAR LER ESCREVER

Myspace Falling Objects @ JellyMuffin.com Myspace Layouts

domingo, 29 de abril de 2012

O mar...


   O mar... o que é para nós o mar e para que precisamos dele? o que aconteceria se o mar desaparecesse? Far-nos-á falta? Ser-nos-á vital? Para responder a tudo isso precisamos de esclarecer uma coisa...
    O que é o mar? Pois bem, há quem pense que o mar é apenas... o mar! Água salgada onde no Verão vamos mergulhar. Mas será que é isso que todos pensamos do mar? Pois, muitos certamente não. O que pensa uma crinça? Pensa com certeza que o mar, apesar de divertido é demasiado monstruoso para ela o enfrentar sozinha; Para  um perscador? o mar é a sua fonte de alimentação e sobrevivência, pode tornar-se o seu melhor ou pior inimigo; Para um marinheiro? Para um marinheiro, o mar é um desafio, um obstáculo que ao ser ultrapassado torna-se um amigo. Para um marinheiro, o mar é uma segunda casa, um leão que depois de domado passa a ser um gato até se tornar novamente num leão; Para um poeta? Para um poeta é uma fonte de inspiração, algo mágico, de onde vêm os pensamentos mais verdadeiros e profundos; Para um cientista? É água salgada com determinadas composições, inexplorado nas zonas mais profundas. E para um peixe? Para um peixe, o mar é o seu lar, o lar que ele não quer ver destrúido. Para o Homem? Infelizmente para muitos é um caixote de lixo gigante! E para mim? Para mim que não sou peixe, cientista, poeta...para mim o mar é um porto de abrigo. Merece ser respeitado...E tu? O que achas do mar?

  C A   9º C




    O mar é a nossa existência, quer dizer...se não fosse o mar nenhum de nós estaria vivo!Não existiriam animais, plantas, nenhum tipo de seres vivos!
     Tudo começou na água, desde o primeiro microscópico ser vivo até à raça humana, mas apesar de saber isso, o Homem continua a destruir e a poluir os nossos preciosos oceanos, seja por ganância, ignorância ou porque " despejar lixo e poluir o mar é simples e fácil". Temos que pensar a longo prazo nas consequências e no nosso futuro. Todas as nossas ações têm consequências positivas ou negativas e posso garantir que poluir os oceanos não tem consequências positivas.
     Então, o que devemos fazer? Agir já! Novas leis para a preservação dos oceanos, campanhas e eventos de comunidades para a limpeza dos mesmos, arranjar alternativas para a pesca em quantidades extremas, etc.
     O ser humano não dá valor ao Planeta Terra ( pelo menos a maioria) e, eventualmentem, acabará por destrui-lo. As escolhas que tomámos nas últimas décadas levar-nos-ão ao caminho da destruição, mas não é tarde para mudar!

 A A  9º C

domingo, 1 de abril de 2012